CIRURGIA REFRACTIVA E DESPORTO

CIRURGIA REFRACTIVA E DESPORTO

São muitos os pacientes que vão hoje em dia à minha consulta de Cirurgia Refractiva, interessados em tirar os óculos, dado que são praticantes de diversos desportos, e naturalmente, os óculos são uma incomodidade e para o desenvolvimento de alguns desportos.

Ainda sabendo que existe a possibilidade de usar lentes de contacto, há determinadas actividades, por exemplo as realizadas em meios aquáticos, que NÃO SE RECOMENDA O USO DE LENTES DE CONTACTO, pelos riscos de infecções ou perda.

É por isso, que a CIRUGIA REFRACTIVA se oferece como uma grande aliada dos desportistas…(e a qualquer pessoa que use óculos em geral).

Passo por tanto a detalhar o que mais lhes preocupa aos operados (á parte de ver bem, obviamente), quanto a QUE ACTIVIDADES PODEM OU NÃO PODEM REALIZAR DEPOIS DE SUA OPERAÇÃO DE CIRURGIA REFRACTIVA.

Em nossa clinica realizamos 2 tipos de cirurgia com Laser:

  • LASEK : indicado para miopes de menos de 4 dioptrias.
  • INTRALASE : para miopes com mais de 4D e até 8D, astígmatas e hipermétropes.

 

LASEK

Estes pacientes devem usar uma lente de contacto postoperatória durante uns 7 dias, e nesse período, a sua visão não é perfeita, mas a partir da retirada da mesma, a sua cornea estará totalmente cicatrizada e podem realizar TODO O TIPO DE ACTIVIDADE DESPORTIVA, incluídas as aquáticas, de contacto, de força, de resistência etc…

EM CASO DE ESTAR INDICADA, É A TÉCNICA DE ELEIÇÃO PARA DESPORTISTAS, sabendo que a recuperação da sua visão será mas progressiva e lenta que na técnica INTRALASE, até os 3-4 meses, mas o resultado final será o mesmo.

 

INTRALASE

Nesta cirurgia fazemos uma tampinha ou FLAP CORNEAL com laser de femtosegundo (Intralase), que se levanta, se aplica um segundo laser e se repõe no seu lugar. Esta tampinha cicatriza o seu bordo desde o 1º dia, o que permite VER BEM DESDE O PRIMEIRO MOMENTO, mas demora em cicatrizar completamente entre 3 e 4 meses.

Durante este período, deve-se ter muito cuidado de não se esfregar os olhos para que não se desloque o flap, bem como praticar desporto segundo o risco de contacto ou traumatismo.

 

O seguinte passo a especificar são as actividades se podem ou não realizar:

  • DESPORTOS DE NÃO CONTACTO.

Desde o 1º dia: PILATES , YOGA, MANUTENÇÃO, SPINNING, CICLISMO, HALTEROFILIA, ATLETISMO, RUNNING, TREKKING, PATINAJE, MOTOCICLISMO, EQUITAÇAO, ESCALADA , GOLF, ESQUI, ETC…

Desde os 15 dias (a ser possível com óculos de protecção): DESPORTOS DE BOLA (FUTEBOL, TÉNIS ,PADEL, BADMINTON, SQUASH, VOLEY) E NATAÇÃO COM ÓCULOS DE MERGULHAR e sem atirar-se de cabeça.

Desde o 3º mês: QUALQUER ACTIVIDADE DESPORTIVA INCLUÍDAS As AQUÁTICAS, SURF, KITESURF, WAKEBOARD, SUBMARINISMO (até 20 metros).

 

  • DESPORTOS DE CONTACTO Ou IMPACTO (BOXE, JUDO, TAEK WON DO, KICK BOXING, ETC…)

NÃO INDICADOS NOS PRIMEIROS 6 MESES.

E todos eles, com as devidas precauções que sua Dr/Dra indicar-lhe-á.

 

¡¡¡MENS SANA IN CORPORE SANO…….E SEM GAFAS MELHOR AINDA!!!